sábado, 31 de outubro de 2009

TCG-Glossário

Ataque:

1) É quando o seu Pokémon Ativo luta com o Pokémon Defensor do seu oponente.

2) O texto escrito em cada card de Pokémon, que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter um ou dois tipos de ataques).

Banco:

Os seus Pokémons que estão em jogo, mas que não estão lutando neste momento, ficam ali. Eles estão prontos para se levantar e lutar, se o Pokémon Ativo Recuar ou for Nocauteado.

Cards de Energia:

São os cards que dão força para o seu Pokémon e o torna capaz de atacar. Veja também: cards de Energia Básica.

Cards de Energia Básica:

São os cards de Energia Vegetal {G}, do Fogo {R}, Aquática {W}, Elétrica{L}, Psíquica {P}, ou de Luta {F}.

Cards de Evolução:

São cards que você pode colocar em cima de outros cards de Pokémons Básicos (ou, às vezes, em cima de outros cards de Evolução), para torná-los mais fortes.

Cards de Pokémons Básicos:

São cards que você pode baixar diretamente da sua mão, no seu turno, para colocar Pokémons em jogo. Veja também: cards de Evolução.

Cards de Treinador:

São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então as descarta.

Cards de Apoiador:

É um tipo especial de card de treinador que você deve colocar ao lado do seu Pokémon ativo, para ajuda-lo. Os cards de apoiador são descartados ao final de um turno. Você só pode baixar um card de treinador por turno e somente a partir do seu segundo turno.

Cards de Estádio:

É um tipo de card de treinador que fica no campo de batalha depois que você o baixa. Ele afeta a batalha enquanto permanecer no campo de batalha. Só pode haver um card de estádio no campo de batalha, portanto se já houver um card de estádio no campo de batalha quando você baixar um, descarte o antigo. Você só pode baixar um card de estádio por turno.

Ferramenta Pokémon:

É um tipo especial de card de treinador que você pode ligar aos seus Pokémon para ajuda-los. Cada Pokémon só pode ter uma ferramenta pokémon ligada a ele de cada vez.

Máquina Técnica:

É um tipo de card treinador que você liga ao seu Pokémon. Cada card de máquina técnica tem um ataque descrito nele que, quando for ligada ao seu Pokémon, ele poderá usa-lo como se fosse um ataque dele próprio. Os cards de máquina técnica são descartados ao fim do turno.

Dano:

Quando um Pokémon ataca outro, isto normalmente causa dano. Se o dano causado a um Pokémon for maior ou igual aos Pontos de Vida dele, ele é Nocauteado.

Em jogo:

Os seus cards na mesa que estão na área de jogo são considerados "em jogo". Os cards de Pokémons Básicos, de Evolução e de Energia não podem ser usados a menos que eles estejam "em jogo". Os cards que estão no seu deck, na sua pilha de descarte e os seus Prêmios não são considerados "em jogo", mas os seus Pokémons no Banco são.

Recuar:

O ato de substituir o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémons no Banco. Para Recuar, você precisa descartar Energias (ligados ao seu Pokémon Ativo) suficientes para pagar pelo seu Custo para Recuar. O Custo para Recuar está impresso no canto inferior direito do card.

Fraqueza:

Se um Pokémon tem Fraqueza em relação a um certo tipo de Pokémon, ele sofre o dobro do dano quando é atacado por Pokémons daquele tipo. A Fraqueza de um Pokémon está indicada no canto inferior esquerdo do card.

Ligar:

Pegar um card de Energia da sua mão e colocá-lo em um dos seus Pokémons em jogo.

Morte Súbita:

Às vezes, os dois jogadores vencem ao mesmo tempo. Neste caso, você joga uma versão mais curta de uma partida de Pokémon, chamada Morte Súbita. Na decisão por Morte Súbita, você usa apenas 1 Prêmio ao invés de 6.

Nocauteado:

Se um Pokémon sofre uma quantidade de dano maior ou igual aos seus Pontos de Vida, ele é Nocauteado. Ele vai para a pilha de descarte, assim como todos os cards ligados a ele. Quando um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você recebe um dos seus Prêmios.

Pilha de descarte:

A pilha dos cards que você descartou. Estes cards sempre ficam voltados para cima. Qualquer um pode olhar estes cards a qualquer momento.

Poderes Pokémon:

São as habilidades especiais que alguns Pokémons têm. Estes poderes estão escritos no mesmo lugar que os ataques, mas eles sempre têm as palavras "Poder Pokémon" na frente, para que você possa distingui-los dos ataques. Os poderes pokémon estão divididos em duas cartegorias: O Poké-Body e o Poké-Power.

Poké-Body:

Um poké-body é um efeito que afeta um Pokémon e que está sempre ativo, assim que esse Pokémon entra no campo de batalha. O efeito de um poké-body dura até o Pokémon sair do campo de batalha.

Poké-Power:

Os poké-power são efeitos que costumam funcionar uma vez por turno nos Pokémon ativos e nos que estiverem no banco, se você escolher usá-los. Se o Pokémon estiver sendo afetado por uma condição especial você só poderá usar seu poké-power após revomer a condição especial.

Pokémon Ativo:

O seu Pokémon, que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Somente o Pokémon Ativo pode atacar.

Pokémon Defensor:

O Pokémon Ativo do seu oponente, durante o seu ataque.

Pokémons:

As criaturas coloridas que lutam para você. Eles são representados por cards de Pokémons Básicos e cards de Evolução.

Pokémon Bebê:

É um tipo especial de carde de Pokémon básico, que pode evoluir para outros Pokémon. Se um Pokémon bebê evoluir para um Pokémon básico, o mesmo é tratado como uma evolução e não um card de Pokémon básico. Cards que fazem referências a Pokémon básicos também as fazem a esses cards.

Pokémon de Treinador:

É um Pokémon que tem o nome de seu treinador no titulo. como o "Sandshrew do Brock". Você não pode evoluir um Sandshrew normal para um "Sandslash do Brock", além de não poder evoluir um "Sandshrew do Brock" para um Sandslash normal. Trate o "Sandshrew do Brock" e o Sandshrew normal como dois Pokémon totalmente diferentes.

Pokémon-ex:

Um Pokémon-ex é uma forma mais forte de um Pokémon, com uma desvantagem especial: quando o seu oponente derrotar o seu Pokémon-ex, ele pode comprar dois cards de prêmio, em vez de apenas um.

Pontos de Vida:

Um número que todos os Pokémons têm, que diz quantos pontos de dano ele pode sofrer antes de ser Nocauteado.

Prêmios:

São os 6 cards que você separa no começo do jogo (e que ficam voltados para baixo). Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega um dos seus Prêmios da mesa e o põe na mão. Quando tiver recebido o seu último Prêmio, você vence!

Resistência:

Se um Pokémon tem Resistência a um certo tipo de Pokémon, ele sofre 30 pontos de dano a menos quando for atacado por Pokémons daquele tipo. A Resistência de um Pokémon está indicada no meio do card, na parte inferio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras do Chat

1. Respeitar Os Usuários, Moderadores e Donos.

2. Não Dizer Palavras Ofensivas ou Palavrões.

3. Não Flodar (Repetir Palavras).

4. Não Enviar Emotions e Sons Sem Necessidade.

5. Não Fazer Pedidos De Parceria (Mande Um Email).

6. Não Fazer Propagandas ou Mandar Links de Outros Sites.

7. Não Fazer Pedidos Para Ser Moderador ou Membro.

8. Não Questionar As Decisões Dos Donos e Moderadores.

9. Batalhas Somente No Privado.

10. Não Clonar (Banimento Para Sempre).